quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Irreversível





Irreversível é um filme francês de 2002 do diretor Gaspar Noé.

O filme é contado de trás pra frente e narra a história de Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert 
 Dupontel), que são, respectivamente, namorado e ex-namorado de Alex (Monica Bellucci).

Tentarei ser breve, pois falar de Irreversível sem spoilers é uma tarefa muito difícil.

O centro de todo o filme é a briga entre Alex e Marcus durante uma festa. Alex, então, abandona o local e dentro de um túnel é estuprada e violentada por um desconhecido. A partir disso Marcus, com ajuda de Pierre, partem em busca do estuprador querendo vingança.

A narrativa do filme é toda de trás pra frente, no mesmo estilo de Amnésia de Christopher Nolan. De cara, todo o impacto do auge do filme já é jogado na cara do espectador para depois ser apresentadas as motivações e os caminhos que levaram até o ápice.

No seu lançamento, Irreversível causou muita rejeição por grande parte do público, enquanto em outra corrente foi muito bem recebido por outra grande parte do público. E o filme é isso mesmo, ame-o ou odeie-o.

Talvez o que tenha causado essa grande rejeição, seja a violência demonstrada de forma real e crua. Pessoas com estômago fraco ou que gostam de ver cenas de sexo e violência maquiadas e suavizadas, talvez não tenham entendido a mensagem do filme.

A mensagem do filme é clara: a violência e, principalmente, a vingança são caminhos sem volta. Não vão reparar o que já foi quebrado.

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário