quarta-feira, 6 de junho de 2012

"Com que frequência você encontra a pessoa certa?"





"Apenas uma Vez" é um filme de 2006 do diretor John Carney, que também assina o roteiro.

O filme conta a história de um músico (Glen Hansard), que tenta ganhar algum dinheiro tocando suas composições no violão pelas ruas de Dublin. Ele, por acaso, encontra uma garota tcheca (Markéta Irglová), e começa com ela uma boa amizade. Com afinidades musicais, eles passam a compor juntos, enquanto se aproximam cada vez mais.

A idéia de "Apenas uma Vez" surgiu da parceria entre o diretor John Carney e o vocalista da banda The Frames, Glen Hansard. Carney pediu a Ansard que escrevesse algumas músicas para criar um filme onde pudesse utilizar uma história simples como cenário para as composições. Depois de 10 belas músicas prontas e um roteiro simples e objetivo, "Apenas uma Vez" saiu do papel.

O grande mérito do filme é trazer ao espectador uma história de amor realista e madura. Não é uma comédia romântica/musical. O filme não cai em clichês e, dessa forma, podemos captar perfeitamente o que se passa no coração de cada personagem. 

Glen Hansard e Markéta Irglová não são atores, e sim músicos, mas convencem e passam todo o sentimentalismo dos personagem com uma veracidade gigantesca. Conforme vão ficando mais íntimos, a vontade implícita de um romance acontecer parece querer explodir, mas acaba sempre abafada pela dureza da vida (ele está saindo de um relacionamento com um final triste, e ela é casada).

E a parte musical é um parágrafo à parte. Diferente dos convencionais filmes musicais tradicionais, "Apenas uma Vez", não é nada espalhafatoso. As músicas não surgem em meio de diálogos onde personagens começam a cantar do nada. Elas estão perfeitamente inseridas no contexto da história mostrada no filme. E são belas, gostosas de ouvir e transmitem com perfeição todo o clima romântico.

Obra prima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário