quinta-feira, 14 de junho de 2012

A perda da inocência





"Paisagem na Neblina" é um filme grego de 1988 do diretor Theodoros Angelopoulos.

O filme conta a história de Voula (Tania Taiologou) e Alexandre (Michalis Zeke), dois jovens irmãos que partem para a Alemanha em busca do pai. 

A obsessão pela figura paterna faz com que as duas crianças tramem uma fuga durante à noite. Ponto interessante é a desistência por vezes bem na hora de pegar o trem. O medo do desconhecido fica evidenciado.

O filme é doloroso. Acompanhar o garotinho Alexandre vendo a dor de um agonizante cavalo é algo forte. A maldade do ser humano e a dureza da vida abraça os pequenos protagonistas. Voula está passando para a adolescência. Acompanhamos todo seu processo de menina para mulher.

Porém, é no sugerido abuso sexual que Voula sofre por um caminhoneiro, que o espectador mais se choca. Se estivéssemos vendo um filme de Hollywood, um mocinho apareceria e salvaria Voula. Mas não é desse tipo de filme que estamos falando. Theodoros Angelopoulos, com maestria, dirige uma longa sequência, em que ficamos vendo uma imagem de um caminhão, o silêncio, e mais nada. Ápice do filme. Uma das cenas mais marcantes que já vi.

Vale mencionar o belo final. Arrepiante e que não poderei detalhar para evitar spoilers. Meu filme europeu predileto. Apenas isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário